ItaliaOggi

                     Publicidade

 

Ndrangheta ultrapassa a Cosa Nostra e já é a maior máfia italiana

   ROMA - A Ndrangheta (máfia calabresa) se tornou a organização criminosa mais ativa e perigosa da Itália, à frente da histórica Cosa Nostra siciliana, informou a Direção de investigação antimáfia (DIA) em um relatório sobre o primeiro semestre de 2003.

   A Ndrangheta é a organização mafiosa ''menos visível, mas melhor estruturada e espalhada em nível nacional e internacional'', segundo o relatório apresentado no Parlamento italiano.

   Os especialistas da DIA ressaltaram que a máfia calabresa se caracteriza por sua capacidade de adaptação, aproveitando as vantagens das novas tecnologias e se renovando para ''estender seus tentáculos ao mundo econômico e empresarial'', além de ''contaminar o aparelho do Estado''.

   O relatório também destaca o caráter compacto e ''a ferrenha disciplina'' que reina entre os membros da Ndrangheta.

   A principal fonte de renda da organização da Calábria continua sendo o narcotráfico, cujas principais redes de importação para a Itália ela controla, além da gestão dos contratos de obras públicas.

   O relatório da DIA se refere ao crime organizado na Itália, integrado por, além da Ndrangheta e da Cosa Nostra (máfia siciliana), pela Camorra (máfia napolitana) e pela Sacra Corona Unita (na região de Puglia).

   Para combater as redes, a DIA recomenda o ataque a seu patrimônio, com a apreensão de bens obtidos ilicitamente, em muitas ocasiões através da lavagem de dinheiro.

   O relatório também alerta para a crescente presença em solo italiano de grupos estrangeiros, como as máfias albanesa, russa e chinesa, dedicadas em muitos casos ao tráfico de imigrantes clandestinos e ao tráfico de mulheres para prostituição.

   Sobre a máfia siciliana, os investigadores lembraram que seu 'capo' supremo continua sendo Bernardo Provenzano, foragido há 40 anos e homem mais procurado da Itália. (Agência EFE)

(© JB Online)

Para saber mais sobre:

ital_rosasuper.gif (105 bytes)
Escolha o Canal (Cambia Canali):
 
 

Rádio ItaliaOggi

 

 

© ItaliaOggi.com.br 1999-2003

O copyright pertence aos órgãos de imprensa citados ao final da notícia