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Obra restaurada na Itália pode ser de Raphael

11/10/04

Anjos de Rafael

 

Depois de removerem a sujeira de uma faixa religiosa, especialistas descobriram assinatura que acreditam ser do mestre renascentista

   Roma - Depois de remover camadas de sujeira de uma faixa religiosa, especialista italianos descobriram uma assinatura que acreditam ser de um jovem Raphael, disse uma historiadora.

   Giordana Benazzi, que está à frente da restauração há três anos, disse que a imagem de Jesus Cristo deve ter sido pintada entre 1498 e 1999, quando o mestre renascentista teria entre 15 e 16 anos de idade.

   "Era apenas uma hipótese no começo, ninguém poderia imaginar que era de Raphael", disse Giordana à agência de notícias Associated Press.

   A faixa estava em uma igreja na cidade de Gubbio, até três anos atrás, quando foi enviada para restauração. Até então, historiadores da arte atribuíam a obra a um artista de Gubbio. A faixa de linho tem dois metros de altura e mostra Cristo entre Santo Ubaldo e São Francisco de Assis.

   Giordana, uma especialista em arte na região da Umbria, disse que as duas primeiras letras da assinatura, um R e um V, remetem a Raphael Urbinas, representando o nome latino do artista. Ela disse que estudos cruzados com outras obras de Raphael no mesmo período e o uso dos mesmos matérias ajudaram a confirmar a autoria.

   A faixa, que foi usada em procissões religiosas, estava em péssimo estado de conservação quando o trabalho de restauração começou. "Parecia um tecido amassado pendurado na igreja, disse Giordana.

   Enquanto o estilo geral da obra não é tão refinado como o trabalho posterior de Raphael seria, alguns elementos da faixa são similares como outras produções do artista. A especialista disse que dois documentos, um de 1502 e outro de 1505, indicam que Raphael pode ter estado em Gubbio quando o trabalho foi pintado.

   Restauradores continuam limpando o lado oposto da faixa, que dizem levará mais dois anos. Quando o trabalho for finalizado, a obra será exposta no Museu Diocesano de Gubbio.

(© estadao.com.br)


Tela encontrada na Itália pode ser obra de Rafael aos 16 anos

   Roma (EFE).- Um grupo de restauradores e historiadores de arte acreditam ser de Rafael uma tela encontrada em uma igreja de Gubbio, centro da Itália, que pode ter sido pintada entre 1498 e 1499, quando ele tinha apenas 16 anos.

   Os pesquisadores chegaram a esta conclusão após três anos de restauração da obra, informa nesta quinta-feira o jornal "Corriere della Sera".

   A primeira pista é uma assinatura na capa de São Ubaldo, padroeiro de Gubbio, pintado sobre uma tela usada como estandarte em procissões, e onde pode ser vista a sigla do nome do pintor renascentista.

   Na tela, o padroeiro de Gubbio está à direita de Cristo e tem um cálice na mão. Do lado esquerdo está São Francisco de Assis ajoelhado.

   O monograma, em tons dourados, aparece mais de uma vez na borda da capa de São Ubaldo, e nele pode ser visto um R cruzado com um V (forma gráfica clássica latina para o U), exatamente igual a uma das siglas usadas como assinatura por Rafael Sanzio de Urbino (1483-1520).

   Além disso, foram feitas análises de material e comparações com outras obras de Rafael para comprovar as semelhanças tanto no monograma como no estilo.

   A responsável pelas investigações, a historiadora Giordana Benazzi, afirmou que a pintura foi feita por "um Rafael muito jovem, pode ser do ano de 1498-99, quando ele tinha dezesseis anos, bem longe do refinamento após ter absorvido os conhecimentos de Perugino".

   Além disso, Benazzi encontrou dois documentos de 1502 e 1505 indicando que Gubbio foi um dos possíveis locais onde Rafael morou, além das cidades de Perugia, Urbino e Roma.

   Quanto ao estilo, a historiadora afirmou que "ainda é muito próximo da escola de seu pai, o também pintor Giovanni Santi". Além disso, "tem muita semelhança com 'Crucificação Mond'", pintada por Rafael entre 1502 e 1503, que está na National Gallery de Londres.

   A obra atribuída ao grande pintor estava esquecida na igreja de Santa Maria dei Servi e pôde ser encontrada graças a uma iniciativa do bispo de Gubbio, Pietro Bottacioli, que há alguns anos decidiu catalogar todos os bens culturais eclesiásticos da cidade.

(© UOL Diversão & Arte)

Pesquisa diz que Davi tem erro anatômico
   Pesquisa apresentada na Universidade de Florença pelos professores de anatomia Massimo Gulisano e Pedro Antonio Barnabei identificou a ausência de um relevo muscular abaixo do ombro direito da escultura Davi, de Michelangelo (1475-1564), considerada símbolo de perfeição. A falta do músculo é o único defeito anatômico da obra, segundo os pesquisadores. Deve-se às características do bloco de mármore no qual foi esculpido Davi (5,5 toneladas, cinco metros de altura), há 500 anos, que havia sido rejeitado por outros artistas.

(© Folha de S. Paulo)
 

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