Retornar ao índice ItaliaOggi

Migrazioni ItaliaOggi

 

Antônio Carlos é agredido por torcedores da Lazio

07/05/2001

 

 

Brasileiro da Roma apanha ao sair de restaurante na capital italiana

   O zagueiro brasileiro Antônio Carlos, da Roma, foi agredido ontem por torcedores da Lazio, quando saía de um restaurante na capital italiana.

   O incidente ocorre no momento em que a Lazio sofre sanções da Federação Italiana por causa de sua torcida, considerada uma das mais racistas e xenófobas da Europa e ligada a grupos políticos de extrema-direita.

   O jogador brasileiro foi abordado por três aficionados do arqui-rival de sua equipe, que também seriam clientes do restaurante.

   Em seguida, eles começaram a insultar o atleta e logo depois o agrediram com socos, além de danificar seu carro.
Ao perceber a confusão, o dono do restaurante chamou a polícia e uma ambulância, que chegaram ao local rapidamente.

   Antônio Carlos sofreu ferimentos leves na orelha direita, foi atendido no local e liberado. Os agressores do jogador fugiram.

   Contundido, o zagueiro não iria jogar neste final de semana, histórico para o futebol italiano: na sexta-feira, a Justiça havia acabado com o limite de cinco jogadores de fora da Comunidade Européia por equipe.

   Cinco brasileiros defendem a Roma, sendo quatro deles negros: Cafu, Aldair, Marcos Assunção e Emerson. Já Antônio Carlos, além de ser branco, tem ascendência italiana.

   "Ele foi vítima de uma agressão dos idiotas de sempre, que destroem o futebol. Sinto pelo que aconteceu", disse o volante argentino Diego Simeone, da Lazio.

   Desde o início do Campeonato Italiano, os jogos da Lazio, em Roma, têm sido marcados por manifestações racistas de sua torcida a jogadores negros e judeus de outras equipes.
Durante o clássico local, contra a Roma, na semana passada, os aficionados da Lazio, além de exibir cartazes endereçados aos atletas negros do rival, entoaram cânticos racistas. Por causa da manifestação, o clube foi punido com a perda de mando de um jogo e multado em US$ 28 mil.
O comportamento dos torcedores da equipe italiana tem provocado revolta no mundo todo.

   Na última quarta-feira, hackers brasileiros torcedores do Corinthians invadiram o site oficial da Lazio para protestar contra os atos racistas de sua torcida.

   Na página de abertura do site, um gavião segurando um escudo do Corinthians ficou no ar durante cinco minutos, substituindo a águia, símbolo da Lazio.

   A ilustração estava acompanhada de mensagens como: "Sofrerão a ira dos que chamam de negros".

   O proprietário da Lazio, o empresário Sérgio Cragnotti, afirmou que as manifestações são de autoria de desconhecidos.

   "Lutarei para mostrar que a Lazio não é uma equipe de torcedores racistas".

   Coincidência ou não, o clube italiano anunciou na semana passada a incorporação de um jogador negro e outro judeu, o que não ocorria havia seis anos.

   Ontem, o ganês Daniel Ola, de 20 anos, ficou no banco de reservas da Lazio, na vitória sobre o Bari por 2 a 0 pelo Italiano.

   O último negro a defender a equipe romana havia sido o holandês Aron Winter, em 1995.

(Folha de S. Paulo)

Pesquise no Site ou Web

Google
Web ItaliaOggi

Publicidade
 
Notizie d'Italia | Gastronomia | Migrazioni | Cidadania | Home ItaliaOggi