Retornar ao índice ItaliaOggi

Migrazioni ItaliaOggi

 

IV Seminário sobre Imigração Italiana em Minas Gerais

07/10/2008

Cartaz do IV Seminário sobre Imigração Italiana em Minas Gerais

De 17 a 19 de outubro, em São João Del Rei, ocorrerá o IV Seminário sobre Imigração Italiana em Minas Gerais.  O evento, que se realizará no Anfiteatro do Campus Santo Antônio da UFSJ, é  promovido pela Ponte entre Culturas, Universidade Federal de São João Del Rei e Associação  Cultural Ítalo-Brasileira de Minas Gerais, tem inscrições gratuitas que podem ser realizadas com  o envio da ficha de inscrição (abaixo) para o e-mal seminario@ponteentreculturas.com.br. Mais informações no site www.ponteentreculturas.com.br, ou pelo tel. (32) 3379- 2455, no horário de 13.00 às 18.00 horas.

Programação

17 de outubro, sexta-feira

18:00 – Abertura realizada por representantes das entidades promotoras.

18.30 – Conferência : “Contribuição dos imigrantes italianos para a cultura de São João del-Rei”

Adenor Simões Coelho  (Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais) .

19.00 – Homenagem aos representantes da comunidade italiana de São João del Rei.

18 de outubro, sábado

9:00   - Conferência: "Migrações e História. Uma Abordagem Global para um Fenomeno Global.

Prof. Dr. Federico Croci - Doutor em História Contemporânea e pesquisador da Universidade de Gênova.  Professor Visitante da FFLCH-USP.

10:00  - Conferência: “Fontes autobiográficas para a história da imigração no Brasil entre 1800 e 1900 e o caso ítalo-mineiro de Fausto Bassotto (1895-1907)”.

Prof. Dr. Emílio Franzina  - Professor Titular de História contemporânea na Universidade de Verona (Itália),  Fundador e diretor do Arquivo Histórico da Emigração Italiana.

11:30 – Conferência:  “Paulo Benedetti e a Ópera Filme. A Primeira Indústria Cinematográfica de Minas".

Prof. Márcio Galdino - Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, dedica-se à pesquisa histórica com ênfase no Cinema.

14:30 – Mesa redonda: “Imigrantes italianos nas colônias de SJDR”

Aparecida Taroco Calsavara, Eurico Taroco, Hélio Calsavara  (Representantes das Colônias Italianas de SJDR).Mediadora: Prof. Maria Lúcia Monteiro Guimarães  (Departamento das Ciências da Educação-UFSJ)

15.30 – Comunicação: “Imigrantes italianos nas Minas Gerais: perfil econômico e social e laços de solidariedade frente à justiça”
Mariana Eliane Teixeira  (Aluna do 8° período de História – UFSJ)

16:30 – Comunicação: “Os nomes italianos em estabelecimentos comerciais de Belo Horizonte e a relação identitária Brasil – Itália”

Ivan Fagundes Batista (Mestrando_Pós-Lin -UFMG)

17.00– Comunicação:“Donato Donati: militância operária italiana em Belo Horizonte (1894-1917)”

Eder Oliveira (Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania)

17.30 – Comunicação:  “Principessa Mafalda: O resgate na Argentina e na Itália de parentes dos imigrantes italianos,  naturais de Sant’Agata di Esaro e radicados em Juiz de Fora – MG, Brasil”

Ivone Zimmermann ( autora do livro homonimo)

18:00 – Comunicação: “Visitantes do passado – A transmissão da vida psíquica no processo imigratório”

Drª Maria Bernadette Biaggi –  Camilla Biaggi Alvarenga - Mirelle Biaggi Alvarenga (Istituto Biaggi)

19 de outubro, domingo

09:30 – Conferência: “Miguel Reale, a renascença italiana na formação da nacionalidade brasileira”

Prof. Dr. José Maurício de Carvalho (UFSJ), Coordenador Acadêmico do Seminário. Doutor em Filosofia, Professor  titular da UFSJ

 11.00 – Mesa redonda de Encerramento. Silvia Alciati, Presidente do COMITES –Comitê da Imigração Italiana de Minas Gerais, Tocantis e Goias;

Giusi Zamana, Presidente da Ponte entre Culturas-MG e Coordenadora do Seminário; Anísio Ciscotto Filho, Presidente da ACIBRA-MG e Coordenador do Seminário.

12.00 Almoço de Confraternização na Colônia Giarola, Rua Imigrante Giovani Longatti s/n.

Durante o Seminário:

EXPOSIÇÃO SOBRE A IMIGRAÇÃO ITALIANA EM SÃO JOÃO DEL-REI

Projeto CIDADE MEMÓRIA e APRAFAC-Associação de Produtores Rurais e Agricultura Familiar das Colônias

Ficha de inscrição:

http://www.oriundi.net/files/ficha_inscricao.doc

(© Oriundi)

 


Rapporto Italiani nel mondo 2008: realidade atual e histórica da imigração italiana no mundo

O Rapporto Italiani nel mondo 2008, produzido pela  Fundação Migrantes, e publicado pela Edizioni IDOS, foi apresentado, nesta semana, em Roma. A pesquisa, na sua terceira edição consecutiva, revela a realidade atual e histórica da imigração italiana no mundo.

A obra teve a participação de 60 autores que colaboraram com a redação de cerca de 50 capítulos, no volume com mais de 500 páginas, dividido em 5 seções: fluxo e presença entre história e atualidade; aspectos sócio-culturais e religiosos; aspectos sócio-economicos; aprofundamentos temáticos.

Segundo o estudo, em 2008, os italianos residentes no exterior que possuem a cidadania italiana com direito a voto são cerca de 3 milhões e 700 mil. O país com mais italianos é a Alemanha, seguido da Argentina e  Suíça, e mais da metade dos italianos que residem fora da Itália são jovens de 18 a 35 anos, sendo 30% menores de idade.

Dos quase 4 milhões de italianos residentes no exterior, somente 59% efetivamente migrou de país; mais de um terço nasceu no exterior e 2,5% está inscrito no Aire para a aquisição da cidadania italiana. Cerca de 53% do total é constituído por solteiros, 39% por casados e 3% por viúvos. As mulheres são tão numerosas quanto os homens e operam em todos os níveis de responsabilidade.

A apresentação contou com a presença do Mons. Piergiorgio Saviola – Direttore Generale Fondazione Migrantes, Don Michele Morando – Direttore Pastorale Italiani nel Mondo, Delfina Licata – Capo Redattore Rapporto Italiani nel Mondo, Adelina Miranda – Docente Università Parigi, Lorenzo Murgia – V. Presidente Vicario del Consiglio dei Toscani all’Estero, Min. Plenipotenziario Carla Zuppetti – Direttore Generale Italiani all’Estero – Ministero Affari Esteri, On. Franco Narducci – V. Presidente Commissione Esteri Camera dei Deputati.

Informações:

Redazione Rapporto Italiani nel Mondo
c/o Idos: tel. +39 06.66514345
Fondazione Migrantes: +39 06.6617901 +39 06.66179039
e-mail: rapportoitalianinelmondo@migrantes.it 
idos@rapportoitalianinelmondo.it
www.rapportoitalianinelmondo.it

(© Oriundi)


Intercâmbio na Itália para descendentes de imigrantes friulanos

A Região Friuli Venezia Giulia está financiando o “Progetto Visiti V” destinado a jovens estudantes descendentes de imigrantes friulanos. O projeto está sendo coordenado pelo Ente Friuli Nel Mondo e coordenado pelas associações de descendentes da região. O Circolo Friulano da Associação Italiana de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que participou da formatação do Projeto, juntamente com as Associações Friulanas  do mundo, está inscrevendo e selecionando candidatos, no Brasil.

O Projeto prevê, na sua fase 1, a permanência de estudantes brasileiros e sul americanos, por quatro semanas na Friuli Venezia Giulia, Itália, período no qual o estudante participará de atividades culturais, sociais e escolares, com objetivo de conhecer a realidade regional, sua história, usos e costumes e aperfeiçoar seus conhecimentos de língua e cultura italiana. A ida dos alunos brasileiros selecionados à Itália está prevista já para o mês de janeiro de 2009.

Na fase 2, o Projeto prevê  a vinda de jovens italianos, pertencentes às famílias que hospedaram os brasileiros na Itália, para permanência no Brasil, também por quatro semanas, em julho 2009, com o objetivo de conhecer o país, aperfeiçoar os seus conhecimentos de língua portuguesa e da cultura e do modo de viver dos descendentes friulanos locais, participando das atividades nas escolas dos participantes brasileiros.

São condições necessárias para a inscrição inicial:

1. ser descendente de imigrante italiano originário da Região Friuli Venezia Giulia;

2. ser residente no Brasil, Argentina, Uruguai ou Venezuela;

3. ter conhecimento da língua italiana;

4. ter idade entre 16 anos e 19 anos;

5. ter consentimento da escola que freqüenta;

6. a família comprometer-se a receber um jovem italiano, acompanhando-o e assistindo-o durante o período de permanência e participar de todas as atividades preparatórias das fases 1 e 2 do Projeto.

7. o candidato deve ter capacidade de interação, convivência e adaptação a situações e costumes novos.

O período de pré-inscrições acontece de 29 de setembro a  4 de outubro com a finalidade de  avaliar o número de interessados e a fim de reivindicar o número de vagas.

As inscrições definitivas serão realizadas na segunda quinzena do mês de outubro de 2008, na sede da entidade, junto à Associação Italiana de Santa Maria, na Rua do Acampamento, 255. Informações pelo telefone (55) 3223-3100, e-mail: aism.rs@gmail.com e aismcursodeitaliano@hotmail.com

(© Oriundi)

 

 

Google
Web ItaliaOggi

Notizie d'Italia | Gastronomia | Migrazioni | Cidadania | Home ItaliaOggi