Retornar ao índice ItaliaOggi

Migrazioni ItaliaOggi

 

Todos os dados dos imigrantes que se estabeleceram em São Paulo estarão disponíveis na Internet

06/03/2009

Foto: Wikipédia

Arquivo Público de SP, com o apoio do BNDES, disponibilizará todas as informações dos imigrantes europeus que se estabeleceram no Estado no século 19 e início do séc. XX
 

A pesquisa de documentos visando a cidadania italiana para os descendentes de imigrantes residentes no Estado de São Paulo vai se tornar mais fácil.  Um projeto desenvolvido pelo Arquivo Público, com financiamento do BNDES, prevê a disponibilização na internet de registro de entrada,  passaportes, certidões de nascimento, contratos de terras, fotos e outros documentos de imigrantes europeus que se estabeleceram no Estado durante o século 19 e começo do século 20.

A primeira leva de materiais já estará disponível a partir de novembro próximo e se relaciona aos imigrantes que povoaram três núcleos coloniais na região de Campinas, entre 1886 e 1922. Em 2010, conforme afirmou Carlos Bacellar, coordenador do Arquivo, serão inseridas outras regiões como Ribeirão Preto, Mogi das Cruzes e Marília.

Uma página específica para o projeto está sendo desenvolvida e as consultas poderão ser realizadas a partir do nome do imigrante.

Projeto Núcleos Coloniais de Campinas

Presença do imigrante na memória nacional: preservação e divulgação do conjunto documental dos Núcleos Coloniais da Região de Campinas (1886-1922) é um novo projeto do Arquivo Público do Estado, realizado com o objetivo de estimular estudos sobre a questão da imigração em São Paulo e contribuir para o entendimento dos deslocamentos populacionais.

O projeto, que conta com o apoio financeiro do BNDES, inclui a higienização, restauração, microfilmagem e divulgação de aproximadamente 40 mil páginas de documentação. Também está prevista a criação de um banco de dados, para disponibilização na internet, com os nomes dos imigrantes citados neste conjunto documental. Posteriormente, os nomes de imigrantes de outros Núcleos Coloniais serão inclusos. Esta iniciativa deve auxiliar os muitos visitantes que vêm ao Arquivo para consultar documentos sobre imigração a fim de obter cidadania de outro país ou para completar a sua genealogia.

O conjunto documental Núcleos Coloniais da região de Campinas é composto por mapas, levantamento de vias fluviais, relação de despesas e prestação de contas relativas à administração dos núcleos, recibos, contratos, controle de distribuição de insumos, editais, atestados de bons antecedentes, relações de lotes vagos, designação de lotes provisórios, marcações, requerimentos, correspondências, entre outros.

Fazem parte deste conjunto os registros de entrada de imigrantes nas hospedarias de São Paulo e São Bernardo do Campo, e também documentação da Comissão de Discriminação de Terras, responsável pela medição e legalização de propriedade dos lotes dados ou vendidos aos imigrantes.

HISTÓRIA

Os Núcleos Coloniais foram estabelecidos no final do século XIX e início do século XX no escopo da política de incentivo à imigração de europeus para o Brasil. A implantação destes Núcleos ocorreu em diversos locais do estado, como Campinas, São Bernardo do Campo, Guaratinguetá, Ibitinga, Iguape, Mogi das Cruzes e Ribeirão Preto, entre outros. Foram estabelecidos em terras do estado e loteados entre os imigrantes. A principal atividade era a agricultura para a produção de alimentos, que eram vendidos para os mercados locais. Ao contrário de outras regiões do país, os núcleos coloniais paulistas não tinham o objetivo de povoar a região, e sim de obter mão-de-obra complementar às grandes fazendas.

(© Oriundi)

 

 

 

Google
Web ItaliaOggi

Notizie d'Italia | Gastronomia | Migrazioni | Cidadania | Home ItaliaOggi